Tuesday, July 26, 2005

PEQUENAS ESCOLHAS, GRANDES CONSEQÜÊNCIAS

Sou da opinião que todo dia quando acordamos temos várias decisões a tomar, já começamos o dia fazendo as mais diferentes escolhas, a começar pela roupa que vamos trabalhar, pelo shampoo que vamos usar, se vamos à academia ou não, se vamos trabalhar ou não (tem gente que tem esse poder), se estamos de mal humor ou não e assim vai. Tudo na vida é resultado das escolhas que fazemos, mas como saber o efeito que isso tem a longo ou a curto prazo se tomamos esse tipo de decisões o tempo inteiro? Não passamos um dia sequer sem ter optado por fazer, vestir, calar ou dizer alguma coisa, mesmo que seja não fazer nada ou simplesmete deixar a maré levar (em algum momento você optou por não fazer nada).
Fico pensando que, já que fazemos escolhas o tempo todo, deveriamos ter aprendido a sempre optar pela alternativa certa, ou pelo menos ter uma vaga idéia do que com certeza não devemos escolher. Porque cá entre nós, é péssimo sentir que fizemos a escolha errada e pior que isso é saber que a máxima da física também vale nesse caso: "Para cada ação existe uma reação".
O mais irônico é que na nossa, as vezes por uma pequena opcão idiota que fazemos, acabamos por transformar tudo em uma grande catástrofe, que barbariza nossa vida durante semanas, no caso de algumas pessoas arrasa com o resto da vida inteira, ou não. Conheço casos de pessoas que mudaram completamente suas vidas por terem escolhido um outro shopping para almoçar. Comecei a contabilizar as pequenas escolhas marcantes da minha vida e quando fui ver, esses pequenos atos eram simplesmente o começo das grandes mudanças radicais pelas quais passei. Lógico que muitas dessas escolhas foram acertadas, me troxeram grandes presentes, grandes oportunidades, grandes histórias, mas por algumas outras eu percebi que se tivesse tido mais tempo, ou mais maturidade, ou menos bebida, ou mais visão, ou menos empolgação, ou menos ansiedade eu talvez tivesse escolhido outro caminho, talvez tivesse me esforçado mais, amado mais, demonstrado mais, ou menos. E o que teria sido de mim se eu tivesse escolhido outro caminho? Esse tipo de pensamento pode levar um ser humano normal à loucura, a quantidade infinita de coisas que podemos imaginar e as que não podemos, podem ficar nos fazendo delirar durante meses. As conseqüências de cada ato podem ser ser maravilhosas ou desastrosas e é isso, que torna viver tão arriscado e gostoso para quem vive.
Só sei que, como nunca saberemos o que vai ser se escolhermos aquele ou este caminho e todas as rezoluções no fim dependem única e exclusivamente da nossa vontade, rezo todos os dias para que esteja fazendo as melhores escolhas pra minha vida, afinal não é nada fácil lidar com o livre arbítrio.

6 comments:

Zagaia said...

Querido doutor, mas você só vai saber se essa escolha é importante ou não, depois que já tiver feito, entnao não dá pra valorar muito antes! E é aí que está a grande injustiça!

Ana Téjo said...

Ai, Jesus!
Agora você me deixou angustiada!
Será que vou ou que fico?
Que ligo ou que não ligo?
Que insisto ou desencano?
Que encho a cara ou viro crente?
Que continuo me cuidando, fazendo depilação, tirando as sobrancelhas, cortandos os cabelos, fazendo as unhas, comprando roupas novas ou largo mão de vez e viro uma balzaca largada e flácida?
Hein, hein?
Você propôs, vocês responde!
Beijos,

JU... (ou não)

Zagaia said...

Se eu soubesse a resposta eu ia ser a Mãe Dinah e não diretor de Arte... isso também me angustia. Por isso como eu disse no fim do texto eu só posso rezar para fazer as escolhas certas... bjo

Anonymous said...

Uma dúvida:
casar ou comprar uma bicicleta?

Qual a escolha?
Existe alguma escolha que é 100% certa?

Só rezar ou fazer uma dança de roda e pedir aos babalorixás, bumba-meu-boi para acertamos?

nós respondemos e nós perguntamos a nós...

beijos e boa noite

Cláudia said...

Já algumas das minhas escolhas sempre têm a mesma conseqüência, o que diminui a angústia: sorvete ou chocolate? Tanto faz, ambos vão parar nos quadris mesmo...
Viu como a vida pode ser simples?
beijo

Anonymous said...

Ju, amei esse, pq eu passei um mês de férias nesse lugar conversando com o "tecto" - a não ser quando deixei o "tecto" para ir ao ballet com vc - mapeando as minhas escolhas passadas, inclusive a decisão de conversar tanto com o "tecto". Análise ex-post da vida pessoal é uma merda.

PS: Só para esclarecer o português português. Meu teto chama-se "tecto", pq não há nada melhor do que um teto português para conversar com uma loira.