Sunday, August 28, 2005

QUANDO AGOSTO PASSAR

Não sei quem inventou que agosto era um mês difícil, azarento e não sei mais o que, mas essa pessoa estava com total razão. Em agosto já cairam de presidentes a grandes cantoras e fuçando um pouco, dá pra saber que não é só por aqui que existe essa supersitição.
Os romanos deram ao oitavo mês do ano, o nome de agosto, em homenagem ao Imperador Augusto, quando ele estava em alta conquistando o Egito, mas não gostavam de agosto desde aquela época, e pelo visto, nem do Augusto. Eles acreditavam que durante todo o mês um dragão cuspidor de fogo passeava nos céus do hemisfério norte.
As mulheres portuguesas nunca viram tal dragão, mas na época das grandes navegações nunca se casavam em agosto. Se casar nesse mês significava ficar só, sem lua-de-mel e até mesmo viúva. Na Argentina em compensação, ninguém ligava se casava em fevereiro ou outubro, mas ninguém lavava a cabeça durante Agosto inteiro, pois isso significava chamar a morte para perto de sí. E no Brasil, quando a morte já estava perto, era em agosto que ela se manifestava, arrastando correntes e assombrando os vivos.
O engraçado é que conversando com pessoas próximas pude perceber que, ainda hoje, ninguém gosta de dar guinadas na vida em agosto, nem mudar de casa, nem de emprego, nem fazer grandes viagens, nem de casar e nem de fechar grandes negócios. Olha que nem são pessoas superticiosas, mas que no final da conversa sempre soltam aquela frasezinha típica de Vó interiorana: "Agosto não é bom pra essas coisas, você sabe né". Na boa, sei sim, mas não me pergunte o porque.
Só sei que foi em agosto que o Japão invadiu a Coréia, às custas de muito sangue, de muitas lágrimas; em 1º de agosto de 1914 começou a 1ª Grande Guerra Mundial; em 2 de agosto de 1932, Hitler assumiu o governo da Alemanha; em agosto de 1939 se iniciou a 2ª Guerra Mundial; em agosto de 1945 as cidades de Hiroshima e Nagazaki foram destruaidas pela bomba atômica matando mais de 200 mil pessoas; e também em 13 de agosto de 1961 foi iniciada a construcão do muro de Berlim. Mas não foi só mundialmente que o mês do cachorro louco, deixou marcas tristes, em 6 de agosto de 1957 as estatísticas acusaram um saldo de cem mil desempregados em São Paulo; em 13 de agosto do mesmo ano foi decretado estado de calamidade pública no país em conseqüência da epidemia da gripe asiática, transformando em hospitais de emergência as escolas, clubes, repartições estaduais e federais; foi em agosto também que Getúlio se matou, Quadros renunciou e Juscelino morreu.
Credo!! Depois de tanta coisa tétrica, depois tantas agruras da humanidade que aconteceram em agosto, não me admira que fique essa aura pesada voando. Mas o que fica é um sentimento de não ver a hora desse mês conturbado passar, e também a compreensão para com aqueles que não são supersticiosos mas acreditam nas "brujas" de agosto. Que venha setembro, com a primavera e com tudo mais em cima. Pensando bem, primavera tráz pólen, polén traz rinite... Ai, que saudades de janeiro!

9 comments:

Anonymous said...

Ju, vc se superou com essa cronica, realmente sou seu fã !! e que venha Setembro... alias, começa ja prometendo pra gente !! hehehe ...
Bjos...

Ana Téjo said...

Seu feioso,

Não se esqueça de que em agoato também acontecem coisas maravilhosas, como o nascimento dessa querida redatora que vos fala.
Snif!

JU...

Cláudia said...

XUUU
AGOSTO É O MÊS MAIS BACANA DO ANO!!!
É O MÊS DO MEU ANIVERSÁRIO E SÓ ESTE FATO JÁ O REDIME DE TODOS OS OUTROS QUE CITOU.

Zagaia said...

Hahahaha.. Eu adoro posts pessoais, e eu sabia que nesse caso eles viriam...

Martin, sim nossas férias vão começar mesmo em grande estilo, bem no dia 1 de setembro.

Ju e Ceiça queridas nascidas no mês fatídico, olhem como são as coisas... Ainda bem que agosto dá esses presentes ao mundo se não seria um mês abolido! Deus salve os virginianos...

Zagaia said...

E Deus salve os leoninos tb...

Cláudia said...

AH AINDA BEM QUE RETIFICOU O SIGNO, SENÃO TU TAVA ERA PERDIDO!

Gastón said...

Sai urucubaca!!! Chuta que é macumba.

Eu tô no time do " Agosto mês do desgosto".

Lala said...

Agosto é o mês do meu inferno astral. Ta certíssimo Ju.
Agora, não sei o que me arrepia mais: o dragão que voa nos céus do hemisfério norte ou a argentinada sem lavar o cabelo um mês todinho.

Zagaia said...

Hahahaha!!

Leo, temos que concordar com as superstições!! hehe

e Lala, minha querida, realmente tanto o dragão, quanto a galera sem lavar a cabeça são bem assustadores!! Adorei!!