Wednesday, January 11, 2006

AMARGO RETORNO

Então num belo dia você está lá, largado na areia com protetor 4, que nem de longe é o recomendado para o seu tipo de pele, tomando uma água de coco que custa 0,75, enchendo a cara de um camarão que é praticamente do tamanho da sua mão esquerda, almoçando lagosta a preço de feijão, olhando aquele mar de um pantone que você nem sabia que existia na nauteza e no dia seguinte: PUMBA! Está de volta ao trabalho.
Tamanha violência deveria ser prevista no código penal! As pessoas tinham que voltar de férias gradativamente. Ninguém volta pra rotina no tapa, aos poucos seria muito melhor. No primeiro dia deveriamos só ficar meio período pra contar as novidades, no segundo dia, meio período também só pra ler os e-mails e ouvir as novidades dos outros, no terceiro dia você teria que ficar até as 3 da tarde, mas poderia levar um amigo e fazer um almoço de 4 horas. No quarto dia as coisas seriam um pouco mais puxadas, portanto no final do dia, lá pelas 4 da tarde, você ganharia uma massagem revitalizadora que começaria a colocar todos os seus neurônios no lugar. E finalmente no quinto dia, que geralmente cai numa sexta-feira, você poderia fazer um almoço de apenas 3 horas, mas pra compensar poderia sair 2 horas mais cedo.
O mundo seria bem melhor se fosse assim... Já imaginou a cara das pessoas que acabaram de voltar de férias indo embora mais cedo? Em algumas empresas mais familiares, os funcionários poderiam até levar suas mães, filhos, gatos, cachorros e papagaios nos primeiros dias.
Mas, como as coisas ainda não chegaram a esse nível de humanidade, como os grandes empresários ainda não tesse esse tipo de visão do funcionário, você volta do paraíso, meio que ainda cheirando a sal, pra sentar direto na sua cadeira sem vista para o mar, e puxar os seus 784 e-mails. Nossa, como as coisas podem ser tão cruéis logo no começo do ano?

13 comments:

Dani Marques said...

Juliano,
Se um dia você for "dono de firma" e precisar de uma jornalista, é só me chamar.
Eu iria só por saber que poderia voltar das férias assim... Aos poucos! Adorei!
Ah! E compra um protetor 30! Conselho de quem já sentiu na pele (literalmente) o que é ter insolação!
Bjos

Cláudia said...

Xu, isso é realmente uma desumanidade incrível!!
Fosse eu você procurava a Justiça do Trabalho, ou quem sabe a Sociedade Protetora dos Animais.

Anonymous said...

Olha, Zagaia, pior que voltar da férias, é não tirar férias, ficar resolvendo problemas (incrível, vc sabia que os problemas não tiram férias?!), e depois ver todo mundo voltando queimado, cheios de "paz e amor", e - no caso - eu com aquele branco escritório, e com o nível de stress subindo cada vez mais ...
Mas terei a minha hora: vou sair de férias no meio do semestre, desligar o celular, e não deixar telefone de nenhum hotel/pousada onde eu possa ser encontrada!!! E aí, quando eu voltar da minha tão almejada férias, eu vou ler este seu post novamente ...
Seja bem vindo ao nosso querido e amado cotidiano, afinal, sem ele nós não apreciaríamos tanto as férias!!
bjs, Fê!

Ana Téjo said...

Tá cheio de vontade, hein, fio?
Beijos e bem vindo, apesar da cidade, do sol lá fora, do calor, do trabalho...
Beijos,
JU...

Cláudia said...

Xu, se o seu bronzeado começar a descascar antes do tempo e a pele ficar toda manchada, já sabe de onde veio o olho gordo, não è?

(brincadeirinha, Fernanda... rs)

Isa said...

Bota crueldade nisso...acho que vou bolar um abaixo- assinado!!!

bjo

Anonymous said...

Ah! Não é olho gordo não!!! O problema é que eu estou em ritmo acelerado desde o ano passado - eu não tirei férias!!! E é difícil eu estar a mil e ver as pessoas no maior relax, eu querendo resolver as coisas, e as pessoas deixando de lado, no melhor estilo "depois eu faço".
Sorry, acho que meu comentário anterior foi um desabafo!
Mas eu sei que a situãção vai mudar quando eu tirar férias no meio do semestre - e voltar no estilo relax e todos já acelerados ...
Será que fui só eu que fiquei trabalhando? Alguém me entende???
bjs, Fê, a incompreendida!

Zagaia said...

Dani, está contaratada quando eu tiver minha "firma", pó deixar!

Ceiça, tô mais pra procurara a "sociedade protetora dos sem sol"!

Fernnanda, eu entendi sim seu comentário, mesmo ele sendo um desabafo. Apareça mais vezes, mesmo que seja pra desabafar. Ahh e respondendo a sua pergunta: Foi só vc sim que ficou trabalhando!

Ju, a vontade daqui a pouco chega! Mas bem que eu queria acelerar o processo!

Isa, eu assino seu abaixo-assinado!

Bjo mulherada! Brigado

Anonymous said...

Adoro ler o que vc escreve!

Anonymous said...

Ótemo!!
Adorei... vamos fazer greve já...
rssss
bjo pra vc

mc said...

Ai, tbm acho uma puta sacanagem ter um retorno tão brusco. Mas esse ano eu nem sofri, pq só tive um final de semana...

Cláudia said...

Fernanda!
Vingue-se indo para alguma praia paradisíaca enquanto todo mundo morre de frio!!!!
e quando voltar, diga em alto e bom som: nossssaaaaa, como aqui tá frio, lá em não sei onde tava 30 graus... sol todo dia, céu azul, batendo ventinho...

MH said...

Tô na mesma. Ressaca pós-férias, atolada de trabalho, e ainda por cima com uma respeitável gripe... vai precisar de tradutora e intérprete na sua "firma" futura?