Tuesday, July 11, 2006

DE REPENTE 30

Ai você entra inesperado, meio que no meio de mundanças, meio transitório, meio crítico e um pouco esbaforido. Entra bombando e inegavelmente, e por fim enfia os dois pés lá dentro, profetizando novos tempos. Você se desanima, sente o impulso de mentir por mais um tempo, de adiar por pelo menos mais um ano a idéia de colocar o 3 na frente da sua idade e de deconversar. Você definitivamante entrou na casa dos trinta.
Como diz o Luís Fernando Veríssimo, a sua vontade é de voltar, dizer que não aproveitou muito bem a casa dos vinte, que lá a festa ainda está rolando, que lá o pessoal dorme mais tarde, que quer outra chance, finge que esqueceu alguma coisa por lá, mas não tem jeito. Não há saída da casa dos trinta anos. Pensando bem há sim, mas é para a casa dos quarenta e dessa você nem quer passar perto.
Na casa dos trinta as roupas parecem mais formais, os bonés foram abatidos à tiros e uma certa barriguinha é permitida, afinal você já tem idade e não é mais garoto pra ficar andando sem camisa por aí. Da casa dos trinta também não é possível mais ver a vitrine de algumas lojas que eram muito visíveis da janela da sala da casa dos vinte. Talvez se você espremer os olhos e fizer aquela força a mais na visão, olhando de cantinho pelo respiro do banheiro, de pra enchergar alguma coisa, mais você nem tenta, na casa dos trinta a sua preguiça é maior.
Maior também é a sua necessidade de conforto na casa dos 30, as plotronas são maiores, as viagens mais interessantes, os banheiros são limpos e os colchões ortopédicos. Na casa dos 30 todo mundo sente dores na coluna. A garagem também é mais ampla, assim como o armário de remédios em cima da pia do banheiro. Por mais que ainda não se tenha filhos a casa dos 30 os espera, por isso as "minivans" e as "offroads" são sempre bem-vindas.
Olhando bem entre as pessoas da casa dos trinta você percebe todo tipo de gente, conhecidos, amigos, chatos, mancos, zarolhos... Óbvio que tem também aqueles que parecem não ter saído da casa dos vinte, e esses você decide nem se aproximar. Então, num cantinho, perto da saída da varanda que dá pro fumódromo você repara num pessoalzinho. Uma galera bacana, cheia de conhecidos, gente boa, gente que parece estar sobrevivendo bem lá dentro. Você vai se achegando e pra eles você ainda reflete o mesmo olhar que refletia na casa dos vinte. Pronto, é alí que você decide aproveitar a festa dos próximos dez anos, bebendo um pouco, saindo pra fumar um pouco, se apaixoando um pouco, galinhando um pouco... Mas tudo um pouco e bem moderado, porque afinal, como eu já disse, agora você já tem idade.

12 comments:

Renata Marques said...

Julis,

Eu sempre dizia que essa encanação com idade era papo de chato. Ledo engano! É impressionante como um certo alarme soa na mente ao fazer 30! Eu, que achava que nunca passaria por isso, me peguei absolutamente encanada e ressentida. E sabe o que mais me incomoda? Estar mais próxima dos 40...
É é uma loucura, pq mesmo com 40 ainda somos jovens. Mas não sei, bate uma insegurança. Eu penso, às vezes; Pronto, tô com 31. Cadê a casa própria que eu tanto quero? E os filhos? Não terei? Quando ganharei bem o suficiente para ajudar meus pais e sogros?

Essas questões, que até parecem encanações, realmente "pegam" nessa idade.

Mas eu tento relaxar e colocar na minha cabeça que ainda sou jovem o suficiente para conseguir tudo isso que listei. Antes dos 40, claro! ;)

Bjos.

MH said...

Olha, sempre achei 30 anos o máximo. Você não é mais um garoto, mas olha pelo lado bom: você não é mais um garoto! rssss... Aproveite com força total a "nova fase"!
Seja feliz :-)
bjs

Isa said...

É incriível como a gente pensa igual, estava hoje mesmo pensando em escrever sobre o assunto, ainda mais quando a caminho do escritório, avistei na vitrine de um sebo um livro cujo título é "A crise dos 29". Estou nela, faço 30 em fevereiro do ano que vem e desde fevereiro passado, fico imaginando coisas mirabolantes pra fazer antes de ser obrigada a deixar os meus vinte e poucos anos pra trás...

Bem feliz aniversário atrasado e me espere, logo te faço companhia na casa dos trinta.

Beijos

Zagaia said...

Renata, eu tb sempre achei uma encanação boba, mas agora, vivendo isso na pele não é nada boba não! É cada vez melhor saber que tenho companhia na casa dos 30!

Mh, obrigado!! Vou tentar ver o lado bom das coisas. Se eu conseguir ver sem óculos!

Isa, pensamos mesmo! hehehee!! Venha rápido pra casa dos 30, acho que já tá ficando legal!! hahaha

Bjos

Anonymous said...

Olá! Eu, como vc, acabei de pisar na casa dos 30. E, como vc tb, sou uma canceriana a analisar a vida e os planos de vida.
Os 30 nos impõe mais maturidade, mais segurança, mais dores na coluna e menos exagero, o que nos faz bem...
E, seja lá em que idade for, o importante é seguir o coração e ser feliz...! Oba!!! Muito bom seu post!
Bj.

mc said...

Ai que saudades dos seus textos!! Não faz isso com a gente, de ficar tanto tempo sem escrever...
Adorei o texto! Mas prefiro não fazer comentários sobre o tema com o risco de ser xingada.
bjs

Cláudia said...

aproveite bem minha companhia na casa dos 30, Xu, porque muito em breve eu sairei dela você sabe bem pra onde né?
e que bom que chegou tudo junto, assim não dá tempo de ficar pensando bobagem, de tanta coisa pra demandar.
beijos, sempre
Ceiça

Anonymous said...

30?
Com esse corpinho de 25, e rostinho de 20?
Nossa!!!! Parabéns, viu?

Renatinha said...

Ju,
Sabe que eu entrei numa crise feia aos 30, mas passou, entrei na crise dos 31 e passou.... agora falo para todos que tenho 35 assim falam, nossa nem parece... é um jogo arriscado, pois podem dizer, nossa não dava mais de 33, e eu ainda nos 31... mas estou bem, sobrevivendo e vendo que os amigos estão me alcançando, outros passando a minha frente e agora tenho a turma dos moderados, afinal de contas me respeite, pois passei dos trinta. bjs Re

Bianca said...

Alguém disse que a velhice é um estado de espírito...e algo me diz que você está se adaptando a ele!!rs
Liga não, o pior ainda está por vir, aguarde ser chamado de "tio" por ai rs.
(Sei que é grande a minha petulancia para na 1ª visita ao blog de um desconhecido comentar isso, mas...).
Gostei do post.
beijos

Ana Téjo said...

Well, moço de trinta, eu só tenho a dizer que, pra mim, você será sempre meu queridinho, pequenininho, amadinho, ex-estagiário da minha vida.
E seja bem vindo aos bons!
Beijos,
JU...

Marina said...

O tempo passou batido... E também virei balzaquiana...Tento enxergar nos 30 a beleza que os poetas declamam e para me consolar, penso que é melhor fazer trinta, do que não fazer!

Capenguices à parte, ainda damos conta do recado! Ainda temos porte, graça, charme! E temos mais dinheiro, mais bom gosto, mais bagagem! Vamos curtir juntos, que em grupo, o tempo rende, e a idade passa batido!

Bjos, Marina Mourão.